Blog da Saúde

Pais também querem seu lugar na gestação!

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 10 de agosto de 2012

Ansiosas e cheias de angústias sobre a chegada de seus bebês, as mães costumam frequentar cursos para gestantes e ler todos os livros e revistas sobre gravidez disponíveis no mercado.

Mas, segundo a enfermeira Márcia Regina da Silva, responsável pelo curso para gestantes da unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz, os homens têm tido uma participação tão ativa quanto elas durante as aulas.

“Eles expõem mais dúvidas do que as mulheres e ganham consciência da enorme importância que têm antes e depois do nascimento. Saem de lá muito mais confiantes”, diz.

A mulher tem o privilégio de ter o bebê em seu útero, mas é seu papel ajudar o homem a participar desse contato tão íntimo. Muitos dizem que os homens se transformam em pais apenas quando veem seus filhos, mas o vínculo paternal pode ser estabelecido muito antes disso.

No curso preparatório para pais da Maternidade São Luiz, eles são envolvidos em todos os tópicos discutidos e aprendem, por exemplo, como respeitar alterações físicas e psicológicas da gestante, reconhecer sintomas de trabalho de parto, ajudar a mãe durante a amamentação e dar banho no bebê.

O curso é oferecido pela Maternidade São Luiz desde 1987 e ministrado por uma equipe de enfermeiras, pediatras e obstetras. Fazem parte da programação os módulos “cuidados especiais durante a gravidez”; “evolução do feto”; “mudanças físicas e psicológicas da gestante”; “cuidados pós-parto”; “características e necessidades do recém-nascido”; “banho, troca de faldas, curativo umbilical e técnicas de aleitamento”; e “amamentação”.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados