Blog da Saúde

Para uma pele bronzeada

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 18 de setembro de 2012

Grande parte das mulheres gosta de ter a pele bronzeada e, quando chega o verão, querem logo ir à praia pegar um sol. Mas a exposição aos raios UVA e UVB exige cuidado, então é válido investir em uma alimentação rica em betacaroteno, que auxilia a formação de melanina, um pigmento que além de fornecer uma coloração bonita para a pele, também a protege e prolonga o bronzeado.

“Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos em betacaroteno, como abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, mamão, manga, agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho”, conta a nutricionista Mirian Nogueira Martinez, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Se quer ver resultados no tom da pele, é importante ingerir esse tipo de alimento aproximadamente 20 dias antes de tomar sol. “A exposição saudável ao sol é necessária para ativar a melanina, substância responsável pela coloração da pele”, ressalta a médica. O ideal é consumir de 15 a 25mg/dia de alimentos que contenham betacaroteno, o equivalente a mais ou menos duas cenouras e um mamão papaia.

Como tudo em excesso pode ser prejudicial, alimentos ricos em betacaroteno também podem conferir um aspecto alaranjado para a pele se forem consumidos em quantidades exageradas.

“Para saber se você está ingerindo a substância em excesso, olhe com atenção as palmas das mãos. Se estiverem amareladas, é sinal de acúmulo. Os carotenóides também tendem a se depositar em áreas mais oleosas do corpo, como a testa e as costas”, alerta Mirian. Para reverter a aparência, basta suspender o consumo dos alimentos carotenóides e o efeito sumirá com o tempo.

Uma alimentação balanceada é fundamental para manter o corpo saudável por dentro e por fora, “assim como tomar todos os cuidados com a exposição solar, como os horários adequados e tempo de exposição, além do uso de filtro solar com reaplicação. Mais importante que o bronzeado é a saúde de sua pele” conclui a nutricionista.

 Fonte

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados