Blog da Saúde

Bactérias: elas estão entre nós

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 3 de outubro de 2012

É de conhecimento geral que estamos rodeados por bactérias e fungos – tudo o que tocamos, pegamos e comemos tem uma quantidade considerável desses micro-organismos. Dinheiro, celular, bolsa, relógio, teclado e óculos estão entre os artefatos mais contaminados.

De acordo com o infectologista Dr. Orlando Jorge Gomes da Conceição, do Hospital e Maternidade São Luiz, “quanto mais compartilhado o objeto, maior é a quantidade de bactérias que ele carrega, por isso é necessário tomar cuidado para não facilitar o contágio e a disseminação de possíveis doenças”.

Segundo o especialista, não existem doenças causadas especificamente pelas bactérias presentes nesses objetos, mas elas são responsáveis pela disseminação de doenças transmitidas pelo contato, como aconteceu com a gripe H1N1.

Para se prevenir, é necessário se preocupar com a higienização tanto das mãos quanto dos objetos, lavando-os com água e sabão ou utilizando álcool em gel sempre que possível.

“Quem costuma carregar alimentos dentro da bolsa também precisa ter o cuidado de verificar se estes estão adequadamente embalados e dentro da data de vencimento, caso contrário podem gerar fungos”, alerta o infectologista.

A escova de dente, um acessório que todo mundo carrega diariamente na bolsa, é outro item que merece atenção especial uma vez que também é alvos frequente de micro-organismos.

O aconselhável é que ela fique dentro de um copo com antisséptico bucal, no próprio ambiente de trabalho. Se não houver a possibilidade de deixá-la dessa forma, depois do uso é necessário secá-la e guardá-la dentro de uma embalagem plástica.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados