Blog da Saúde

Cirurgia fetal endoscópica aumenta chances de sobrevivência do feto em casos de doenças na gestação

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 15 de outubro de 2012

Atualmente, a saúde do bebê pode ser monitorada desde o início da gravidez. Dessa forma, podem ser identificadas doenças fetais que requerem cuidados médicos mesmo antes de a criança nascer. “Alguns desses cuidados incluem a realização de procedimentos minimamente invasivos na gestação, as chamadas cirurgias fetais endoscópicas, que aumentam as chances de sobrevivência e cura do feto que apresenta o problema”, explica o Dr. Fábio Peralta, obstetra e especialista em medicina fetal do Hospital e Maternidade São Luiz.

As cirurgias fetais endoscópicas são procedimentos realizados com delicados equipamentos de videoendoscopia e são sempre guiados por ultrassonografia. “Desde o primeiro exame morfológico (entre 11 e 14 semanas de gravidez), se qualquer alteração fetal for identificada, é importante que o obstetra procure a ajuda de um especialista em medicina fetal para que ambos possam decidir sobre a melhor forma de tratamento desse bebê”, ressalta.

Normalmente as cirurgias endoscópicas fetais são realizadas após a 17ª semana de gravidez, pois antes disso o risco de aborto decorrente desses procedimentos é maior. Para a gestante, essas intervenções são consideradas muito seguras, sendo raras as complicações como sangramentos ou infecções.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados