Blog da Saúde

Gestantes devem ficar atentas aos alimentos indispensáveis e prejudiciais ao feto

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 9 de outubro de 2012

Desde o início da gestação, a futura mamãe deve adotar uma dieta saudável e equilibrada, pois o bebê já necessita de diversos nutrientes que serão essenciais para seu desenvolvimento. Proteínas, sais minerais, vitaminas e glicose estão entre os componentes mais importantes para a saúde da criança que irá nascer. Além disso, para evitar a possibilidade de má formação neurológica do feto, a gestante deve incluir em sua dieta o ácido fólico, vitamina do complexo B presente em folhas escuras e na gema do ovo.

Do mesmo jeito que alguns alimentos são imprescindíveis durante a gestação, outros podem ser prejudiciais ao feto. O consumo excessivo de cafeína, por exemplo, tem sido um dos alvos principais dos obstetras por ser um estimulante que aumenta o metabolismo e os batimentos cardíacos, deixando o bebê agitado. As carnes cruas também devem ser evitadas devido à toxoplasmose, doença encontrada em um parasita que se hospeda na gestante, podendo resultar em aborto, deficiências neurológicas e visuais.

É importante que a gestante cumpra uma dieta de seis refeições diárias, mas sem exageros. “Ela não pode pensar que está comendo por dois. A formação de placas de gordura nas artérias do bebê já é um fator estudado e que pode acarretar em futuros problemas cardiovasculares”, alerta a ginecologista e obstetra Soubhi Kahhale, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados