Blog da Saúde

A febre só passa com remédios?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 22 de novembro de 2012

Basta o termômetro indicar temperatura acima de 37° para bater o desespero e as dúvidas. A falta de ânimo e de apetite preocupa os pais que, muitas vezes acabam medicando como em um impulso, sem consultar o médico do filho.

O que muitas pessoas não sabem é que na maior parte dos casos, a febre é uma reação de defesa do organismo contra a invasão de uma bactéria ou vírus e, em 90% dos casos, não se faz necessária a aplicação de qualquer tratamento médico. O pediatra do Hospital São Luiz, Dr. Marcelo Reibscheid, orienta aos pais sobre como agir em cada situação.

“O aumento da temperatura ativa o metabolismo e acelera a reação dos glóbulos brancos, que funcionam como soldados defendendo o corpo do vírus ou da bactéria. O ideal é que o responsável monitore essa febre para ver se ela é constante ou se vai e volta. No segundo caso, se a criança estiver com muita fadiga, procure o pediatra em 12 horas ou aguarde 24h se o estado geral for bom.

Pela característica de defesa do organismo, os médicos avaliam que as doenças podem ficar encubadas no organismo por até 5 dias e esse acaba sendo um período de observação seguido de exames para avaliar as reais causas do problema.

Fonte

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados