Blog da Saúde

No Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 8 de novembro de 2012

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 5% da população brasileira sofrem de algum tipo de arritmia, sendo o público mais atingido homens e pacientes com outras disfunções cardíacas.

Caracterizada por um distúrbio em uma das válvulas cardíacas, a arritmia provoca alterações na frequência de batimentos do coração, podendo levar à morte quando não é realizado tratamento. Estresse e ansiedade estão entre as principais causas do desenvolvimento de arritmias, além do consumo excessivo de cafeína.

No Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas, comemorado em 12 de novembro, o cardiologista João Vicente da Silveira, do Hospital e Maternidade São Luiz reforça a importância de adotar hábitos saudáveis e marcar exames preventivos de rotina para diagnóstico da doença.

O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, implantação de marca-passo e uso de desfibrilador, em casos de taquicardia. Já em casos graves, utiliza-se o procedimento de ablação por cateter, que cauteriza o desvio da válvula, corrigindo assim a arritmia.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados