Blog da Saúde

O combate contra a dengue continua!

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 13 de novembro de 2012

O inimigo está ferido, mas ainda não foi derrotado: apesar da queda de 44% nos casos de dengue no Brasil, registrada pelo Ministério da Saúde, a doença ainda é um dos principais problemas enfrentados no mundo pela saúde pública

De acordo com o infectologista Dr. Orlando Jorge Gomes, do Hospital e Maternidade São Luiz, o vírus é infeccioso e transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O vírus clássico se inicia de maneira súbita, podendo causar febre alta e dores de cabeça, atrás dos olhos e nas costas. Em alguns casos, nota-se também o aparecimento de manchas vermelhas no corpo e, mais raramente, hemorragias na boca, na urina ou no nariz. A febre dura cerca de cinco dias, com melhora progressiva dos sintomas em dez dias.

Por isso, não deixe a água parada acumular na sua casa! Se cada um de nós fizer a sua parte e conhecermos os fatores que contribuem para a multiplicação da doença, já ajudamos – e muito – na luta contra a doença!

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados