Blog da Saúde

Você sabe o que é Hérnia de Hiato?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 4 de dezembro de 2012

Crises frequentes de azia, sensação de queimação, dores abdominais e dificuldade para engolir podem indicar presença de hérnia de hiato, causada por um alargamento do diafragma (músculo que divide o abdômen do tórax), provocando o aparecimento de uma cavidade.

Esse espaço, por sua vez, faz com que o esôfago penetre o orifício do diafragma e favoreça o deslizamento do órgão para dentro do tórax, formando a hérnia de hiato.

De acordo com o cirurgião especializado em aparelho digestivo, Dr. Carlos David Carvalho Nascimento, do Hospital e Maternidade São Luiz, o aparecimento de hérnia de hiato é bastante comum.

“Apesar de não apresentar sintomas em todos os casos, a hérnia hiatal tem um papel preponderante nos casos de refluxo gastroesofágico”, destaca. Essa espécie de refluxo caracteriza-se pelo retorno das substâncias presentes no estômago que passam com facilidade para o esôfago, devido à hérnia de hiato.

Como a parte interna do esôfago não está preparada para receber o conteúdo, que apresenta grande acidez, ocorre uma inflamação, conhecida como esofagite, que causa dor abdominal, azia, regurgitações e até mesmo dificuldade para engolir alimentos.

Para combater esse mal estar, deve-se cortar o consumo de alimentos com alto PH e optar por frutas como melão e banana, e temperos como cebola e tomates.

A doença pode ser diagnosticada através de exames de endoscopia e radiografia de contraste, onde se identifica a lesão no esôfago. O pH esofágico também é um procedimento eficaz na detecção de refluxo. Nas crianças, a hérnia pode ser encontrada por meio de exame ultrassonográfico. Mas sua incidência é maior no adulto jovem e atinge igualmente homens e mulheres.

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, variando de acordo com as avaliações médicas e queixas do paciente.

“O tratamento clínico envolve desde alterações nos hábitos alimentares até o uso de medicamentos que reduzem a acidez gástrica. O refluxo gastroesofágico causado pela hérnia de hiato é o único que dispõe, também, de tratamento cirúrgico, que age na correção da hérnia”, explica o Dr. Carlos.

O procedimento é preferencialmente feito por videolaparoscopia, método minimamente invasivo que permite melhor e mais rápida recuperação do paciente.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados