Blog da Saúde

Prevenindo-se contra o câncer de colo do útero

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 18 de janeiro de 2013

Colo de útero

Acima dos 25 anos, é importante que a mulher tome alguns cuidados em relação à sua saúde íntima, pois nessa faixa etária as chances de ser acometida por câncer de colo de útero são maiores.

 Trata-se do segundo tumor mais frequente na população feminina. Segundo o Dr. Eduardo de Souza, ginecologista do Hospital e Maternidade São Luiz, “com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado existe praticamente 100% de chance de cura”.

O câncer, em estágio inicial, não apresenta sintomas, mas a mulher precisa ficar atenta caso haja sangramento vaginal após relações sexuais ou no intervalo da menstruação, corrimento de cor escura ou com mau cheiro. Em fases mais avançadas, podem ocorrer hemorragias, dores lombares e abdominais, perda de peso e apetite.

O tratamento, que vai de cirurgia à radioterapia ou quimioterapia, será determinado de acordo com o estágio da doença, idade, fatores pessoais e o desejo de ter filhos da paciente.

Na maioria dos casos diagnosticados logo no início, a cirurgia é suficiente para a cura da paciente.

“É essencial que a mulher faça o exame preventivo de Papanicolau anualmente, pois este pode detectar a doença logo no início. Lembrando que é imprescindível sempre usar camisinha nas relações sexuais, evitando a infecção por HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis”, destaca o especialista.

O vírus HPV é a principal causa da doença, e a vacina contra ele é de extrema importância, sendo também eficiente para outras doenças virais. Mulheres que iniciam sua vida sexual precocemente, que possuem múltiplos parceiros, não usam preservativos e não cuidam de sua higiene pessoal estão mais sujeitas a contrair o HPV.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados