Blog da Saúde

Ajudando seu filho no primeiro dia de aula

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 1 de fevereiro de 2013

Indo À escola

Em entrevista ao portal Constance Zahn, a pediatra Alessandra Cavalcante falou sobre a melhor forma de introduzir a criança ao ambiente escolar em seu primeiro ano de aula, mais em especial aos primeiros dias, quando o medo da mudança pode agir de forma negativa.

“Nas primeiras semanas é normal que a criança chore, até conhecer bem o ambiente. Muitas vezes o choro não vem no primeiro dia, onde tudo é novidade, e aparece quando a criança percebe que aquela será sua rotina e que novas regras serão estabelecidas”, explica a médica.

Nesses momentos, Alessandra explica que a presença dos pais é muito importante, tanto para mostrar a ela que aquele é um lugar seguro como no momento de demonstrar firmeza, caso ela comece a chorar e se negar a entrar na escola. Acalme-a e conforte-a, mas só a leve para casa em último caso.

Para ajudar os pequenos, é válido levá-los juntos para conhecer a escola e, se a instituição ministrar algum curso de adaptação aos novos alunos, matriculá-la nele, estando sempre presente para transmitir segurança e confiabilidade.

Se a criança demonstrar um comportamento agressivo durante os primeiros dias, o acompanhamento psicológico é uma alternativa válida. Lembre-se que, por mais complicados que sejam esses dias, eles farão parte da rotina dos pequenos ao menos nos próximos 12 anos e contribuem muito para seu crescimento e desenvolvimento.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados