Blog da Saúde

Injeções de PRP: uma das grandes aliadas dos atletas na recuperação de lesões

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 4 de fevereiro de 2013

Corrida

Você sabia que as plaquetas, criadas no organismo para evitar a perda de sangue, podem ser usadas em processos de regeneração de tecidos musculares e ósseos?

Esse procedimento, descoberto recentemente, é feito através de injeções de PRP.

Segundo o ortopedista Dr. Vinícius de Mathias, atualmente é comum o uso de injeções de PRP (plasma rico em plaquetas) em lesões musculares.

“O procedimento consiste em filtrar o sangue, separando o plasma dos glóbulos vermelhos e brancos, e em seguida injetar a substância no local lesionado para acelerar o processo de regeneração”, explica. Os atletas são os que mais aderem, por conta da rápida recuperação.

Dr. Vinícius ressalta ainda que os riscos envolvidos são muitos baixos, uma vez que o plasma é retirado do sangue do próprio paciente.  Sendo assim, são raras infecções ou reações alérgicas.

Após o procedimento, a recomendação é que o paciente fique de repouso por aproximadamente 15 dias – dependendo do tipo de lesão – para que o líquido injetado se concentre apenas no local desejado, evitando que este se espalhe para outras regiões.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados