Blog da Saúde

Como as fortes emoções podem afetar nosso coração?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 26 de março de 2013

Coração

Receber uma notícia ruim inesperada ou ficar deprimido após uma perda são situações que podem partir o coração, metáfora que ilustra com perfeição o problema que a chamada “síndrome do coração” pode causar. Cientificamente conhecida como cardiomiopatia de Takotsubo, ela acomete nove mulheres para cada homem, principalmente as que estão no período pós-menopausa.

“Ao sofrer qualquer tipo de emoção muito forte, há a possibilidade de uma ponta do coração se alargar, dificultando seu funcionamento e fazendo com que a pessoa sofra um leve infarto”, explica o cardiologista Dr. João Vicente da Silveira (CRM:70516).

Fortes emoções podem fazer com que o corpo sofra uma descarga de adrenalina que atrapalha o bom funcionamento do coração após um estresse extremo.

Felizmente, os infartos causados são leves uma vez que as artérias não estão entupidas, facilitando a rápida recuperação. O tratamento consiste basicamente em reeducação alimentar, acompanhamento médico regular e atividades físicas, como natação e hidroginástica.

Não existem fórmulas prontas para se prevenir. “O perfil psicológico do paciente que não consegue lidar com as adversidades da vida é o principal fator para torná-lo mais predisposto a desenvolver a síndrome”, informa o especialista.

Sendo assim, é possível que o paciente seja acometido pela síndrome outras vezes. Encarar os problemas com mais leveza é a melhor forma de manter o coração saudável e feliz.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados