Blog da Saúde

Dúvidas e resposta sobre o colesterol

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 28 de março de 2013

fibranocoração

Em entrevista ao Jornal Bom Dia, o endocrinologista Alex Leitte (CRM:98974) respondeu a pergunta sobre o colesterol: suas causas, sintomas, consequências e tratamentos.

O que é o colesterol?

É uma molécula que circula naturalmente em nosso organismo. Ele é importante para que aconteça a circulação e a expulsão das gorduras presentes no sangue. Em outras palavras, é uma espécie de gordura do sangue que, se estiver balanceada, faz bem para a saúde.

Qual a diferença entre  colesterol ruim e colesterol bom?

O colesterol ruim se chama LDL. Ele pode se fixar nas artérias e provocar o entupimento delas. O HDL, conhecido como bom, retira das artérias o excesso de colesterol, diminuindo a formação da placa de gordura.

Como acontece o aumento do colesterol no sangue?

Há duas formas de acontecer. Uma deles é a condição genética ou hereditária de cada pessoa. Ou seja, quando o próprio corpo produz gordura em excesso. A outra é a alimentação errada.

Quais são os riscos do colesterol alto?

O principal risco é quando ocorre a aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, diminuindo a largura dos canais, o que pode levar a uma interrupção do fluxo de sangue. Como consequência, a pessoa pode ter uma alteração circulatória, um enfarte ou um derrame.

Qual é o tratamento?

Se o exame de sangue apontar alto nível de colesterol, o primeiro passo é procurar um médico especializado, no caso um endocrinologista. O tratamento, na maioria das vezes, fica resumido na mudança de hábitos. Deve-se diminuir a gordura e aumentar as fibras, pois elas ajudam a eliminar o colesterol pelo intestino.

Ao mesmo tempo, deve-se começar a praticar uma atividade física, pois ela favorece o aceleramento do metabolismo. O uso de medicamentos só é indicado para pacientes que precisam manter o colesterol sempre baixo, como é o caso de quem tem risco de doenças cardiovasculares.

Crianças podem ser diagnosticadas com colesterol alto?

Assim como os adultos, as crianças também podem ter colesterol alto. O tratamento é o mesmo para todas as idades, diferenciando apenas em relação ao tipo de medicação.

Colesterol tem cura?

O paciente deve estar ciente de que, quando se é diagnosticado com alto nível de colesterol no sangue, é muito importante seguir uma dieta balanceada. Uma vez com colesterol alto, o tratamento deve ser contínuo. Não adianta seguir as regras durante um mês e depois relaxar, pois ele vai aumentar novamente.

Selecionamos as principais perguntas e as colocamos para registro abaixo. Você pode acessar a matéria na íntegra clicando nesse link.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados