Blog da Saúde

O que são tênis minimalistas?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 6 de março de 2013

Tênis minimalistaEm matéria à página de saúde do site Abril, o ortopedista Rogério Teixeira (CRM:73163) falou sobre os tênis minimalistas, que dão aos usuários a sensação de andar descalços, aumentando o controle dos passos e proporcionando uma experiência diferente ao caminhar.

Mas é preciso ter cuidado, caso você deseje adotar esse calçado em tempo integral. Segundo o Teixeira, o calcanhar tem uma camada de gordura muito mais generosa que o peito do pé, protegendo esse membro. Quilos extras também são um problema.

“Se você está bem treinado e sem excesso de peso, o minimalista não causará danos. A questão é que muita gente começa a correr justamente para emagrecer”, constata Teixeixa. “Quem está acima do peso e não usa amortecimento vai ter uma lesão mais cedo ou mais tarde”, ele alerta.

Conheça os efeitos de cada calçado no corpo:

Alinhamento do tronco: Com o minimalista, a coluna fica reta, enquanto o tênis tradicional inclina o corpo para a frente. Para correr, é importante fortalecer a musculatura das costas seja qual for o tipo de calçado, porque encrencas nessa região costumam causar lesões no corpo todo.

Joelhos: Na aterrissagem com o calcanhar, a perna fica mais esticada. Com o antepé, o joelho fica levemente flexionado, evitando panes. O ideal é trabalhar bem o quadríceps femural, músculo que fica atrás da coxa e sustenta o joelho no giro do passo.

Panturrilha: Apesar de estressar a musculatura por sobrecarregá-la na pisada natural, o minimalista melhora a propriocepção – uma espécie de sistema de sensores neuromotores que reconhecem as mudanças de movimento e se adaptam a elas.

“Quanto mais simples for o tênis, maior será o estímulo desse mecanismo”, explica Rogério Teixeira. A altura dos amortecedores do calçado tradicional aumenta o risco de torção em pisos irregulares.

 Gasto calórico: O tipo de sapato influencia pouco na queima de calorias: isso depende mais do treino e da periodicidade da corrida. Para quem está acima do peso, o tênis com amortecedor é mais indicado para evitar sobrecarga nas articulações.

 Pés: São os mais castigados pelos minimalistas, que costumam causar fraturas nos metatarsos, ossos que antecedem os dedos, e no calcâneo, o osso do calcanhar. São comuns ainda casos de fascite plantar, inflamação do tendão que passa pela planta do pé.

A fase de transição, em que a pessoa está “reaprendendo” a correr, é a mais arriscada. Mas vale lembrar que mesmo tênis tradicionais, quando não adequados ao seu tipo de pé, podem provocar danos.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados