Blog da Saúde

Por que realizar os exames periódicos de próstata?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 2 de abril de 2013

CalendárioO câncer de próstata é o de maior incidência entres os homens, mas ainda há quem acredite que pode postergar a visita ao urologista. Localizada abaixo da bexiga, a próstata é responsável pela fabricação do sêmen e qualquer doença no órgão pode causar problemas de fertilidade e até impotência sexual.

Segundo o urologista Dr. Pedro Rozolen, “os exames preventivos são imprescindíveis, principalmente para quem teve familiares com histórico da doença”.

Os homens já possuem, no código genético, uma predisposição para o desenvolvimento do câncer de próstata. Por isso, é indicado que os exames preventivos de sangue e toque sejam feitos anualmente a partir dos 40 anos para quem possui histórico da doença na família, e a partir dos 45 para quem não tem. Os exames identificam de 90 a 95% dos casos de câncer prostático e, quando diagnosticados precocemente, os tumores leves têm 90% de chances de cura.

É necessário um trabalho geral de cuidado com a saúde para prevenir o desenvolvimento desse tipo de câncer. O especialista aconselha, por exemplo, a ingestão de frutas vermelhas (como tomate, goiaba e melancia), que contêm licopeno, substância que diminui a incidência de doenças prostáticas.

Além disso, é importante manter uma alimentação com pouca gordura animal, praticar atividades físicas e evitar o fumo.

“O paciente, quando diagnosticado com o câncer, pode analisar junto ao seu médico a forma mais adequada para o tratamento, que pode incluir radioterapia, medicamentos e cirurgia aberta ou robótica, caso o câncer esteja em um estágio mais avançado”, alerta o especialista.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados