Blog da Saúde

Conheça o trabalho da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade São Luiz

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 27 de setembro de 2013

A UTI Neonatal do São Luiz tem programas de humanização adotados para estimular a atividade motora do bebê prematuro, melhorar o tônus muscular, relaxar a musculatura e combater o estresse.

A Hora do Soninho, por exemplo, busca diminuir os momentos de manipulação dos prematuros. Há medidas para controlar os estímulos ambientais, táteis e dolorosos, incluindo redução do som (vozes, barulho e ruídos de equipamentos). Como parte desse projeto, a luminosidade é reduzida em três períodos do dia, entre meia hora e uma hora e meia, sinalizando que todos devem respeitar o sono do recém-nascido.

Imagem1

 

 

O Projeto Pele a Pele estimula o desenvolvimento de vínculo afetivo desde o nascimento e a amamentação ainda durante a internação. A posição conhecida como “canguru” permite o contato pele a pele entre a mãe, o pai e o bebê. Para tanto, a criança fica só de fralda, a mãe usa uma camisola aberta sem sutiã e o pai um avental sem camiseta. Depois do contato, pais e filho são envolvidos por um lençol para manter a temperatura do corpo.

Estimular o bebê prematuro a mamar durante procedimentos de dor, como uma coleta de sangue, pode reduzir o desconforto da criança em até 80%. Sugar o leite também desenvolve o sistema digestivo, a sucção, a deglutição, o que ajuda o bebê a se fortalecer para ter a alta o quanto antes.

Quando um bebê que nasceu prematuro recebe alta da UTI Neonatal do São Luiz, funcionários, familiares e outros pais se juntam para formar o Corredor de Palmas. Trata-se de um ritual já institucionalizado que busca marcar, de forma simbólica, a passagem dessa família para uma nova fase da vida.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados