Blog da Saúde

Hábitos simples podem ajudar a cuidar da próstata e a prevenir o desenvolvimento de doenças

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 25 de setembro de 2013

 

homem

A próstata, responsável pela produção do líquido semiótico, é uma glândula localizada na saída da bexiga e que faz parte do aparelho reprodutor masculino. Por ser propícia ao desenvolvimento de doenças, exige cuidados frequentes do homem. Segundo o Dr. Gustavo de Alarcon, urologista do Hospital e Maternidade São Luiz, “diferente do que muitos imaginam, o câncer de próstata não é a única doença que se desenvolve na glândula”.

 O especialista explica que o crescimento gradativo da próstata, que ocorre principalmente a partir dos 45 anos, pode acarretar muitos problemas e desconfortos. Uma das possíveis consequências do aumento excessivo da glândula é a obstrução total do canal da urina, impossibilitando o homem de urinar. A doença mais comum, porém, é causada por bactérias – a chamada prostatite também proporciona desconforto ao urinar, além de febre e irritações na pele.

Para não chegar a qualquer um desses estágios, o melhor é prevenir. Para isso, o especialista lista cinco dicas de como reforçar a saúde da glândula:

1.      Coma frutas vermelhas

 O licopeno, substância encontrada em frutas vermelhas, principalmente no tomate, funciona como um escudo que protege o organismo e dificulta o desenvolvimento do câncer.

2.      Faça exercícios

 O sedentarismo é sempre um vilão, não somente por favorecer o aparecimento de câncer de próstata, mas também por ser responsável pelo desenvolvimento de diversas doenças. Praticar exercícios e ter uma vida saudável são ferramentas fundamentais para ter uma boa saúde.

3.      Evite substâncias tóxicas

 Fumo e consumo exagerado de bebida alcoólica enfraquecem o sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível ao desenvolvimento da doença.

4.      Cuide da alimentação

 Uma alimentação rica em gordura animal, frituras e pimenta pode piorar a inflamação da glândula, principalmente quando a mesma já se encontra com tamanho alterado, aumentando as chances de desenvolvimento do câncer.

5.      Faça exames preventivos

 A partir dos 45 anos, os exames preventivos são a arma mais importante para detectar o aparecimento do câncer. Em alguns casos, o diagnóstico precoce pode garantir 100% de cura após tratamento.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados