Blog da Saúde

Seu filho está com febre. E agora, o que fazer?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 9 de setembro de 2013

Imagem1

 

Em primeiro lugar, mantenha a calma: a febre não é uma doença em si, mas um indicativo de que algo não está bem no organismo do seu filho. As causas mais frequentes da febre estão relacionadas a viroses, infecções como gripe, pneumonia e otite, bem como a infecções urinárias e intestinais. A seguir, veja orientações para cuidar adequadamente de seu filho nesses casos:

Como identificar a febre?

Se seu filho apresentar sintomas como o rosto mais vermelho, respiração mais rápida que o normal, aspecto abatido e sensação de muito frio, certamente está com febre. Em alguns casos, sintomas como coração acelerado e dores de cabeça e nos músculos também podem configurar a febre.

É considerada febre uma temperatura acima de 37,5ºC quando medida na axila ou acima de 37,3ºC quando a medição for feita pela boca ou pelo reto.

Quando levar ao pronto-socorro?

Em caso de febre infantil, o mais indicado é prestar atenção aos demais sintomas para avaliar a real necessidade de leva-lo ou não a um pronto-socorro. Como explica o pediatra do Hospital São Luiz, Cid Pinheiro (CRM:56779), “se a criança estiver ativa, brincando e disposta, quando a temperatura baixa, em geral, não é nada grave. Já aquela que não se sente bem o tempo todo, fica irritada, chorosa, geme, mesmo quando a febre cede, precisa ser cuidadosamente avaliada pelo médico”.

Mas preste atenção: caso seu filho tenha entre 6 meses e 3 anos de idade e apresente febre, leve-o ao centro médico de urgência o mais rápido possível.

O risco de uma convulsão  

Em certas circunstâncias, casos de febre infantil podem evoluir para um quadro de convulsão, crise de tremores que costuma durar entre 1 e 2 minutos e são decorrentes da rápida elevação na temperatura corporal em crianças de 6 meses até os 6 anos. Para diminuir o risco de convulsões (que costumam atingir um pequeno número de pessoas), recomenda-se que as crianças sejam levadas ao médico caso a medicação não tenha surtido efeito em até 40 minutos.

Como medicá-lo?

Em caso de febre, certifique-se de que a medicação será feita de acordo com o peso e a idade da criança, conforme indicação em bula, para evitar a superdosagem.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados