Blog da Saúde

5 Perguntas sobre a catapora

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 22 de outubro de 2013

Você já teve catapora? A doença, que na verdade chama varicela, é uma infecção viral altamente contagiosa, que é mais comum agora, durante a primavera. A transmissão acontece pela via aérea, com gotículas de espirros, tosse ou contato com as lesões na pele.

Segundo a pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, Alessandra Cavalcante (CRM 98031), “Febre, mal estar e cansaço são os primeiros sinais da doença, que podem se confundir com outras patologias. Posteriormente inicia o aparecimento de lesões avermelhadas pelo corpo, que alteram para bolinhas de água e depois para crostas”.

CATAPORA

Conheça agora 5 informações da nossa pediatra para lidar com a doença:

1.      Há alguma idade em que a catapora pode ser mais arriscada?

A doença, que é mais comum em adolescentes e crianças, pode trazer complicações em bebês menores de 1 ano ou em pessoas com imunidade comprometida.

2.      As lesões surgem após quantos dias do início dos sintomas de febre e mal estar?

O vírus da doença pode ficar encubado em até três semanas no organismo. Em geral, após esse período, surgem os primeiros sintomas e, em seguida, as primeiras lesões, que evoluem de maneira rápida até a formação de vesículas (bolhas de água), pápulas e crostas.

3.      Como evitar que as crianças cocem as lesões e, com isso, provoquem a formação de feridas?

Uma maneira é utilizar os anti-histamínicos (para aliviar a alergia), ou ainda, talco mentolado, que ajudam a controlar esse sintoma. Outra medida é deixar as unhas das crianças curtas, para evitar feridas e infecções de pele.

4.      A catapora pode deixar sequelas?

Em caso de complicações no quadro, como infecções de pele, pneumonia, encefalites e outras patologias, pode haver sequela, sim. Geralmente, elas acontecem nos casos de pacientes imunodificientes ou portadores de alguma doença crônica.

5.      Como tratar a catapora?

Nos casos tradicionais, basta um tratamento com medicamentos para febre ou coceira, conforme os sintomas apresentados. Caso hajam complicações, recomenda-se avaliar com o médico a necessidade de uso de antibióticos ou outras formas de tratamento.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados