Blog da Saúde

Aprenda a manter o refluxo sob controle para não sofrer com os sintomas

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 6 de novembro de 2013

Muito comum em boa parte da população, o refluxo acontece quando o suco gástrico passa do estômago para o esôfago, podendo alcançar outros órgãos do aparelho digestivo e respiratório. Isso ocorre se a válvula que se abre para a entrada de alimentos não funciona corretamente, deixando que esse líquido extremamente ácido atinja o esôfago. Por conta disso, a patologia provoca alguns desconfortos, como azia, sensação de queimação e dor.

cancer-

Segundo especialistas, a doença pode também apresentar sintomas extras digestivos, como tosse, pigarro, roquidão e quadros infecciosos pulmonares ou complicações como esofagite, inflamação no esôfago, causando uma erosão ou úlcera.

Em bate papo com o Blog Saúde, o cirurgião do aparelho digestivo Alexander Morrel, do Hospital São Luiz, disse que pessoas que comem rápido, dormem logo após a refeição, tomam muito liquido durante o almoço ou jantar e ingerem bebidas com gás, cafeína ou alimentos ácidos, têm mais chances de adquirir o refluxo.

O especialista explica que é importante manter a doença sobre controle. O uso de medicamentos  geralmente é o mais indicado, mas em casos em que os sintomas persistem a cirurgia é o tratamento recomendado. O procedimento cirúrgico consiste na correção do defeito do diafragma e na confecção de um novo mecanismo de anti-refluxo para o estômago, levando menos de uma hora. “Atualmente a cirurgia é um dos procedimentos mais evoluídos, minimamente invasiva com o uso da videolaparoscopia, e traz diversos benefícios aos pacientes como diminuição das dores e desconfortos”, afirma Morrel.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados