Blog da Saúde

Cinco passos para chamar por socorro em casos de acidente com trauma

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 21 de novembro de 2013

f1_2013

 

A Rede D’Or São Luiz – há 13 anos, hospital oficial do GP Brasil de Fórmula 1 – vem se especializando cada vez mais para atender casos de lesões graves, que podem se configurar em traumas. “Para um bom atendimento destes casos, é preciso contar com médicos preparados e bem treinados, além de estrutura e de equipamentos adequados”, afirma o cirurgião torácico do São Luiz, Hassan Ahmed Yassine Neto.

Hassan integrará a equipe de 173 pessoas que trabalhará no atendimento médico-hospitalar da Fórmula 1 e dá dicas para agilizar o socorro e o atendimento nos traumas causados por acidentes automobilísticos, como colisão entre veículos e atropelamentos. Configura os 5 passos a serem seguidos:

  1. Ligar para o número 192 (Samu) ou 193 (Resgate dos Bombeiros);
  2. Informar o que ocorreu de maneira objetiva. Evite falar sobre gravidade ou demais informações subjetivas, por exemplo. É mais eficaz comunicar número de vítimas, tipo do acidente (colisão de carro com carro, moto com carro, ônibus com carro, entre outros), se as pessoas estão desacordadas;
  3. Em locais de difícil acesso, marque um ponto de encontro com os profissionais do Samu ou do Resgate;
  4. Preservar a segurança das vítimas, principalmente se o acidente ocorreu em vias rápidas. É importante sinalizar o local para que outros acidentes não aconteçam;
  5. Procure captar o máximo de dados da vítima – se tem alergia ou alguma doença, se toma algum medicamento – porque ela pode perder o sentido a qualquer momento.
Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados