Blog da Saúde

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, confira algumas dicas de prevenção da doença

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 27 de novembro de 2013

Combate ao câncer

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, o São Luiz  reuniu informações sobre como  se prevenir dessa  doença que assusta a população mundial. Entre os variados tipos de câncer, destacamos os mais incidentes, como o de colo de útero, de mama e de próstata. Confira!

Segundo tipo de tumor mais frequente em mulheres, no Brasil, o câncer de colo de útero (HPV) é predominante entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos. Como a doença não apresenta sintomas específicos no início, o Papanicolau é o exame que pode fazer a identificação e deve ser feito anualmente, como forma de prevenção. Outra forma de evitar é fazer o uso de preservativos, já que o HPV pode ser transmitido por relação sexual.

Outro câncer comum, mundialmente, nas mulheres é o de mama, que ainda mantém altas taxas de mortalidade, muitas vezes devido ao diagnóstico tardio. Entre os principais sintomas estão alterações na pele que recobre a mama, nos mamilos ou surgimento de nódulos. O autoexame deve ser feito regularmente a partir dos 20 anos, para que mulher conheça o seu corpo e identifique alguma alteração no local e, a partir dos 40 anos, a mamografia é incluída na rotina de exames.

Já nos homens, o câncer de próstata é segundo mais comum no Brasil  e, no mundo, ocupa o sexto lugar. Inicialmente é uma doença silenciosa, mas em alguns casos, o paciente pode apresentar dificuldade para urinar, entre outros sintomas. Considerado o câncer da terceira idade, em casos de familiares de primeiro grau que já manifestaram a doença, os riscos podem até dobrar. Como prevenção é indicado o toque retal ou o exame de sangue, PSA, a partir dos 40 anos.

Uma das causas mais importantes para identificar o câncer ainda no início é o aumento das chances de cura. Para isso, os primeiros passos para o diagnóstico precoce e para o rápido tratamento é perceber os sinais da doença e realizar exames preventivos.

 

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados