Blog da Saúde

Baby blues atinge mais de 50% de mães no período de pós-parto imediato

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 10 de dezembro de 2013

post_baby blues

Uma em cada duas mulheres passa por um estado de tristeza excessiva nos primeiros quinze dias após ter o bebê. Conhecido como baby blues, este estado depressivo é transitório e atinge mais de 50% das mães em período de pós-parto imediato, causando sintomas como irritabilidade, alteração emocional e choro explosivo em algum momento do dia.

“O baby blues foi a terminologia escolhida para nomear esse período de tristeza pelo qual a mulher passa durante os primeiros dias com o bebê. Está relacionado a mudanças hormonais, como a queda dos níveis dos hormônios progesterona e estrógeno, e também ao estado de estranhamento pelo qual a mulher passa com a mudança de rotina que um nascimento acarreta”, explica a psicóloga do Hospital e Maternidade São Luiz, Patrícia Bader Santos.

Diferentemente da depressão pós-parto, que é uma patologia, o baby blues em geral desaparece de forma espontânea, cerca de quinze dias após o parto. “O que diferencia o baby blues do estado de depressão pós-parto são a duração e intensidade dos sintomas. No primeiro caso, os sintomas têm um pico imediato e decrescente, enquanto na depressão, os sintomas são crescentes e requerem tratamento”, explica a especialista.

Para a psicóloga, o estado de baby blues é muito saudável do ponto de vista psíquico. “A chegada de um bebê necessariamente modifica o estado psíquico da mulher, e ela precisa de um tempo para se adaptar a isso. Em alguns casos, mulheres que não passam pelo baby blues podem apresentar, no futuro, dificuldade de reconhecimento com o bebê”, conclui.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados