Blog da Saúde

E quando são dois?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 6 de dezembro de 2013

 

gêmeos 2

Logo que os pais descobrem a notícia da gravidez já é uma surpresa, ainda mais quando veem que são dois. Cada vez mais comum, as gestações gemelares ou de gêmeos são mais deliciadas, exigem mais cuidados e vão além de mais fraldas e berços. Os sinais da gravidez, como azia, inchaço, cansaço e alterações de humor são ainda maiores, principalmente a fome, que deve ser controlada. Muitos especialistas recomendam que a alimentação deve ser aumentada em até 300g e não o dobro.

Todos os cuidados durante esse tempo também devem ser acompanhados de perto pelo especialista. As consultas e os exames serão realizados com mais regularidade, principalmente porque esse tipo de gestação pode levar à diabetes gestacionais e até parto prematuro. Segundo o ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, Renato Kalil, mais de 60% dos gêmeos nascem antes das 37 semanas de gestação. “Pode ocorrer dos bebês nascerem antes no caso do útero estar muito aberto”, comenta. Algumas vezes é realizado uma espécie de ponto para segurar a saída do útero, conhecida como cerclagem.

As gestações podem ser classificadas como univetinos, que são resultados da fecundação de um mesmo óvulo e que posteriormente é dividido em dois fetos e possuem o mesmo código genético, ou seja, serão gêmeos idênticos. Já no caso dos bivitelinos ocorre quando dois óvulos diferentes são fecundados, possuindo código genético diferente e características físicas distintas. Muitos acreditam que o parto também deve durar o dobro do tempo, mas na verdade perdura praticamente o mesmo tempo de um parto de apenas um bebê. Geralmente um irmãozinho vem correndo atrás do outro.

Confira abaixo algumas curiosidades:

O útero está sobrecarregado ele tenta expulsar os bebês antecipadamente, levando muitas vezes a um parto prematuro

Quando estão compartilhando a mesma bolsa, aumenta-se o número de ultrassonografias para ter um maior controle das infecções

Quando os gêmeos estão na mesma placenta, o acompanhamento é ainda mais detalhado evitando que um roube sangue do outro.

 

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados