Blog da Saúde

Amanhã é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão: descubra como evitá-la

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 25 de abril de 2014

Amanhã, 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A enfermidade é conhecida pelos especialistas como “doença silenciosa”, pois seus sintomas não são reconhecidos de imediato e, na maioria das vezes, desenvolvem-se sem que o paciente perceba.

O cardiologista Miguel Moretti, da unidade Anália Franco do Hospital e Maternidade São Luiz, alerta para o problema e dá a dica: “medir a pressão e ter um acompanhamento médico periódico é de extrema importância, pois somente o médico consegue detectar a doença”.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, no Brasil, 24,3% da população adulta sofre com a hipertensão arterial, principalmente acima dos 30 anos, e 85% não sabe sua causa.

Por esse motivo, para o Dr. Miguel Moretti, uma questão importante é desmistificar que a cefaleia, conhecida como dor de cabeça, seja o resultado da hipertensão. Ela muitas vezes é o agente provocador do aumento da pressão, e não o contrário.

O cardiologista explica que pacientes com pressão arterial alta (maior que 135/85) têm maior chance e risco de desenvolverem doenças cardiovasculares (infarto e derrame), lesões no cérebro (aneurisma e derrames cerebrais), problemas no rim (esforço do corpo sobrecarrega o órgão) e nos vasos sanguíneos. Ou seja, o hipertenso que não faz o tratamento adequado desenvolverá, ao longo do tempo, lesões nos órgãos alvos, citados acima, que não tratados podem ser irreversíveis e até causar a morte prematura.

Cada hipertenso tem o seu tratamento individual, mas cuidados básicos devem ser tomados por todos: perder peso, fazer atividade física regularmente, comer alimentos com pouco sal e o mais importante, nunca automedicar-se. “Com acompanhamento médico, identificação da causa quando possível e tratamento correto, os riscos de maiores complicações são reduzidos e, dependendo da causa, pode-se até chegar à cura da hipertensão”, diz o especialista. hipertensão

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados