Blog da Saúde

Pílulas anticoncepcionais podem reduzir os riscos de câncer de ovário, endométrio e intestino

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 1 de abril de 2014

103942_7229

 

A pílula anticoncepcional ajuda a regular o ciclo menstrual, a diminuir as cólicas e pode até reduzir os riscos de câncer de ovários, útero e intestino. O medicamento pode ser usado a partir da primeira menstruação ou com o inicio da vida sexual da mulher – o que acontece cada vez mais cedo.

No início da produção das pílulas, as altas doses de estrogênio causavam efeitos colaterais como aumento de peso e dor nas mamas. Hoje, esses problemas foram contornados e elas podem, inclusive, melhorar a acne, reduzir a queda de cabelo e as oscilações de humor.

O médico ginecologista da unidade Itaim do hospital São Luiz, Fúlvio Basso, explica que durante o uso do medicamento as mulheres podem reter líquido. Este inchaço tende a causar a falsa impressão de que a paciente engordou. Porém, após a adaptação o desconforto passa. “Outro ponto de atenção para quem faz uso da pílula é emendar duas ou mais cartelas, isso não faz mal, mas é importante ressaltar que existem remédios próprios para quem não deseja ter o fluxo menstrual,” completa.

Além das diferentes dosagens, a forma das pílulas também mudou com o passar do tempo. “O medicamento continua sendo encontrado sob a forma de comprimidos, mas também aparece nas opções de adesivos, injeções intramusculares, anéis intramarginais, entre outros. Todos com o efeito anticoncepcional,” esclarece Basso.

Vale lembrar que cada organismo é único e reage de maneira diferente aos medicamentos. Por isso, é de extrema importância consultar o seu ginecologista. Apenas ele pode receitar o melhor remédio para você.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados