Blog da Saúde

Prevenção e tratamento do câncer garantem maior qualidade de vida

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 8 de abril de 2014

O Dia Mundial de Combate ao Câncer traz um alerta à população sobre a importância de um diagnóstico rápido para o tratamento eficiente da doença. O problema atinge mais de 12 milhões de pessoas por ano em todo mundo. Não existem exames preventivos para doença, apenas análises de detecção precoce.

O câncer é responsável por 13% do total de óbitos no mundo, isso significa que mais de sete milhões de pessoas morrem anualmente devido à doença. Por isso, a prevenção é a melhor maneira de descobrir o problema antes que se agrave.

Quando existe um diagnostico de câncer, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes. Atualmente, o tratamento pode ser cirúrgico, a quimioterapia ou a radioterapia, que aumentam as chances de cura. Além disso, o tratamento oncológico está cada vez mais voltado para o bem estar do paciente.

Segundo Caetano Cardeal, oncologista do Hospital São Luiz Jabaquara, as opções de tratamento dependem do grau da doença, do estado geral do paciente e dos tratamentos feitos anteriormente. “O médico fornecerá as recomendações e alternativas que ajudarão o paciente a decidir sobre o tratamento mais adequado para o seu caso, pois existem efeitos colaterais, já que cada organismo responde de forma diferente aos tratamentos, o tipo e a gravidade dessas reações”, diz o especialista.

Mesmo com a descoberta da doença é possível ter uma vida normal e saudável. “É sempre importante destacar que pacientes são diferentes entre si, porém existem benefícios que podem ser estendidos para a maioria. A recomendação é a de manter uma rotina de vida normal, com viagens e a prática de exercícios físicos leves, ambos sempre com avaliação e orientação médica”, diz Caetano Cardeal.

Além da prevenção, os cuidados com a saúde são fundamentais. Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas frequentemente. Aposte em uma alimentação saudável e pratique atividades físicas diariamente. Além disso, é importante controlar o peso e a exposição ao sol.

 

1051476_74068952-mulher-em-hospital

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados