Blog da Saúde

? Como prevenir a Infecção Hospitalar

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 15 de maio de 2014

Hoje, 15 de maio, é o Dia do Combate à Infecção Hospitalar. Também conhecida como IRAS (Infecção Relacionada à Assistência à Saúde), ela pode ser atribuída a qualquer tipo de infecção adquirida após o paciente dar entrada no hospital ou até após a sua alta, quando não há evidências de que ele já sofria com a infecção (de fungos, vírus, bactérias) antes de ser internado.

Qualquer pessoa pode ser contaminada, mas indivíduos com baixa resistência estão mais vulneráveis. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que as infecções hospitalares atinjam 14% dos pacientes internados no Brasil. Esse número poderia gerar cerca de 100 mil mortes por ano.

O principal veículo de transmissão das infecções hospitalares são as mãos porque estão em constante contato com objetos e locais contaminados. A higienização adequada é a maneira mais eficaz de prevenir o problema, seja no hospital, em clínicas, na rua e até em casa. O sabonete comum, não bactericida, é menos eficaz do que o álcool gel, que é capaz de eliminar 99,9% dos germes mais presentes nas mãos.

Neste mês, a unidade Morumbi promoveu a Campanha de Higienização das Mãos, com adesão de mais de 880 colaboradores. Esta ação de conscientização foi realizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Uma das principais atividades foi a avaliação da higienização das mãos os participantes, com o uso de fluorescência e luz negra.

Também foram dadas orientações sobre a efetividade do álcool gel, técnicas de higienização das mãos recomendadas pela ANVISA, incluindo os cinco momentos para a higienização das mãos recomendados pela OMS.

O Hospital São Luiz possui um dos menores índices de infecção hospitalar e o objetivo, com a Campanha, é reduzir esse número ainda mais.

 

#HospitalSaoLuiz #Morumbi #infeccaohospitalar #prevencao

 

Camp. Higienização Mãos SL Morumbi - 2014

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados