Blog da Saúde

Você sabe o que Holter MAPA?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 21 de maio de 2014

O Holter MAPA é a combinação de dois exames em um único procedimento.

O Holter é um exame que consiste na colocação de eletrodos no tórax, ligados a um microcomputador na cintura, com tamanho semelhante ao de aparelhos celulares. Ele é um tipo de eletrocardiograma em três derivações, que grava todos os batimentos cardíacos do paciente durante 24 horas.

“O exame detecta arritmias que ocorrem em horários esporádicos, pode quantificar quantas houve durante um dia completo e o tipo de arritmia ocorrida. Esses resultados implicam diretamente no tratamento médico oferecido ao paciente”, explica o Dr. Wilson Mathias Filho, coordenador de diagnósticos em Cardiologia do Hospital São Luiz / Grupo Fleury e livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP.

Assim como o Holter, a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial – MAPA – é realizada durante 24 horas. Este exame é solicitado para confirmar o diagnóstico de hipertensão, em especial nos pacientes que têm variações de pressão, ora com valores aumentados, ora com valores normais.

No MAPA, coloca-se um manguito no braço do paciente e a pressão é medida a cada 15 minutos durante o dia e a cada 30 minutos durante a noite.  Tudo também ligado a um microcomputador.

Segundo o cardiologista, “o exame serve confirmar se o tratamento dado está dentro das metas preconizadas para a pressão arterial sistólica – que não pode ultrapassar 130 mmHg – e para a diastólica – que não pode ultrapassar 80 mmHg”.

No Holter MAPA, o paciente usa o mesmo aparelho para gravar os batimentos cardíacos e registrar a pressão arterial.  Isso reduz o tempo de monitoramento (separados seriam 48 horas) e traz mais conforto ao paciente, que não precisa ir ao hospital duas vezes para instalar o aparelho e realizar o exame.

O Hospital São Luiz oferece o Holter MAPA nas unidades Morumbi, Itaim e Anália Franco.

 

#HospitalSaoLuiz #HolterMAPA #arritmia #pressaoarterial

 

1099993_29232371 monitoramento cardiaco

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados