Blog da Saúde

Você sabe o que caracteriza o autismo?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 18 de junho de 2014

Hoje é o Dia Mundial do Orgulho Autista. O autismo é considerado uma síndrome neuropsiquiátrica cujo diagnóstico é puramente clínico.

“O transtorno é caracterizado por limitações na interação social do indivíduo e também pelo padrão de comportamento repetitivo – estereotipias e manias -, como bater as mãos e ficar olhando coisas que giram, por exemplo”, explica Dr. Paulo Breinis, médico responsável pela neuropediatria da unidade Jabaquara do Hospital São Luiz. Outro sinal bastante recorrente, mas não obrigatório, é a dificuldade no domínio da linguagem.

Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) variam desde quadros graves em que o paciente é incapaz de qualquer interação com outras pessoas até quadros mais leves, como a Síndrome de Asperger, em que o indivíduo pode levar uma vida praticamente normal.

Em geral, os sinais aparecem quando a criança tem entre um ano e meio e dois anos. “É nesta fase, quando ela deveria interagir mais com as pessoas ao seu redor, que os pais percebem que seu filho é diferente de outras crianças da mesma idade”, afirma.

De acordo com o Dr. Paulo, o melhor especialista para fazer o diagnóstico é o neuropediatra, “já que existem muitas doenças com os mesmos sintomas de atraso global no desenvolvimento que são confundidas com o autismo”.

O diagnóstico do autismo normalmente é feito quando a criança tem entre dois e três anos. “A partir deste momento, são utilizados principalmente dois tipos de terapias: a fonoaudiologia e a terapia ocupacional”, conclui.

#autismo #orgulhoautista #HospitalSaoLuiz #SaoLuizJabaquara

1066862_39281169 crianca costas

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados