Blog da Saúde

Risco de doenças cardiovasculares merece mais atenção de brasileiros

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 16 de julho de 2014

673855_16500164 - estetoscopio

Tabagismo, hipertensão, diabetes, colesterol e triglicérides no sangue. Quem sofre de alguma dessas quatro complicações precisa ficar atento ao risco de doenças cardiovasculares. Principalmente a insuficiência cardíaca e o infarto. Este último, aliás, lidera as causas de morte no Brasil ao lado do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A saúde do coração exige cuidados especiais. Para mantê-lo saudável, é recomendado priorizar esforços, como cessação de tabagismo e controle do diabetes. Em geral, buscar um estilo de vida saudável pode ser o segredo para afastar o risco das doenças cardiovasculares.

A obesidade, por exemplo, deve ser evitada. O acúmulo de gordura nas artérias do coração pode provocar o infarto. Segundo o cardiologista do Hospital São Luiz Morumbi, Dr. Rui Ramos, “o acúmulo de placa de gordura na artéria coronária bloqueia o fluxo sanguíneo e o oxigênio para o coração. Neste caso, o sangue não desce. E o oxigênio não chega aos órgãos nobres. Então, acontece o infarto”.

Já a insuficiência cardíaca “é a incapacidade do coração de manter as condições de oxigenação do organismo”, explica Dr. Ramos. Trata-se de uma doença do músculo do coração, que prejudica o bombeamento de sangue para o corpo. Além dos fatores já mencionados, doenças infecciosas, virais e congênitas, que são adquiridas antes do nascimento, podem causar insuficiência cardíaca.

Sintomas – Uma forma de avaliar a saúde do coração é observar o desempenho físico. De acordo com especialistas, à medida que o músculo do coração se enfraquece, a incapacidade física aumenta. Isso se aplica a grandes esforços, como subir escadas rapidamente, e detalhes menos perceptivos, como o ato tomar banho. Além disso, falta de ar e inchaço dos pés pela manhã são outros sintomas de que o coração pode não ir bem e precisa de auxílio médico.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizMorumbi #doencascardiovasculares #coracao

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados