Blog da Saúde

Fumo ocasional é tão nocivo à saúde quanto consumo regular de tabaco

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 10 de setembro de 2014

Para quem acredita que fumar ocasionalmente não faz mal, atenção: o pneumologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, Rafael Faraco, fala sobre os riscos do consumo esporádico de tabaco. “Engana-se quem pensa que fumar de vez em quando não é nocivo à saúde. Assim como o fumante regular, o ocasional também está suscetível às doenças ligadas ao tabagismo”, explica.

Mesmo que em níveis inferiores, a exposição do fumante ocasional ao tabaco, pode aumentar o risco de desenvolver problemas pulmonares e cardiovasculares. Entre as doenças mais comuns destacam-se: câncer de pulmão e laringe, enfisema, bronquite, infarto agudo do miocárdio hipertensão arterial, trombose e derrame cerebral.

Fumar ocasionalmente também aumenta o risco de dependência, já que o tabagismo é uma doença ocasionada pelo vício da nicotina. “Uma vez iniciado o consumo da substância, a necessidade tabágica do organismo pode aumentar e resultar na dependência. Por isso, as ações preventivas são de grande importância”, diz Rafael.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência da nicotina expõe o fumante a mais de quatro mil substâncias tóxicas, consideradas fatores de risco para cerca de 50 doenças responsáveis por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizAnaliaFranco #cigarro #fumo

1319309_63349179 cigarro na mao

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados