Blog da Saúde

Câncer de próstata: a importância do diagnóstico precoce

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 27 de novembro de 2014

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Para lembrar a data e a importância da prevenção, Dr. Camillo Loprete, urologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, fala sobre o segundo tipo de câncer que mais acomete o homem no Brasil: o de próstata.

A próstata é uma glândula presente apenas no homem. Ela é do tamanho de uma noz e pesa cerca de 20 gramas. Juntamente com a secreção da vesícula e os espermatozoides, ela é responsável pela produção do sêmen.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata causou 13.129 mortes no Brasil em 2011. Para este ano, a estimativa é de 68.800 novos casos da doença no país. No entanto, se diagnosticado precocemente os índices de cura podem chegar a 90%. “A partir dos 50 anos todo homem deverá procurar anualmente um urologista para fazer acompanhamento de sua próstata. Nesta idade a probabilidade de ocorrência do problema aumenta significativamente. Caso haja histórico da doença na família, a procura pelo especialista deve ser iniciada aos 45 anos, pois há uma probabilidade maior de desenvolvimento do mal em parentes próximos”, explica Dr. Camillo Loprete.

Até os 40 anos de idade não se conhecem fatores predisponentes ao câncer de próstata que possam ser identificados e evitados. Segundo Dr. Camillo, há indícios de que o consumo de licopeno (presente no tomate) e uma dieta pobre em gordura animal podem “proteger” a próstata, evitando assim a doença. Entretanto, essas hipóteses ainda não foram comprovadas cientificamente.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizAnaliaFranco #cancer #prostata #novembroazul

839862_99680131 homem idoso

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados