Blog da Saúde

Radioterapia é o tratamento mais comum para combater cânceres de mama, próstata, pulmão e colo de útero

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 2 de março de 2015

Jabaquara_fachada2

A quimioterapia e a radioterapia são os tratamentos usados para combater o câncer – doença que deve registrar 518 mil novos casos no Brasil este ano, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Enquanto a quimioterapia é feita por medicação oral ou venosa, a radioterapia usa a radiação, emitida por uma máquina, para matar as células cancerígenas.

“A radioterapia, em algum momento do tratamento, é realizada em cerca de 60% dos casos de câncer, principalmente no combate aos cânceres de mama, próstata, colo de útero e pulmão”, diz Lívia Fagundes, oncologista do Hospital São Luiz Jabaquara, um dos centros médicos de São Paulo que oferece o tratamento.

Existem duas formas de realizar a radioterapia. A mais utilizada é a teleterapia ou radioterapia com feixe externo, onde um aparelho emite feixes de radiação ao local que será tratado para erradicar as células tumorais. Neste procedimento são utilizadas máscaras termoplásticas, que são moldadas à área do corpo que receberá o tratamento, como na cabeça ou pescoço. “A máscara termoplástica é feita sob medida para cada paciente. Isso garante que o usuário permaneça imóvel durante a radioterapia”, diz Lívia.

Outra modalidade do tratamento radioterápico é a braquiterapia ou radioterapia interna. O procedimento consiste na utilização de implante radioativo, solução líquida, que pode ser digerida ou injetável.

Efeitos colaterais

Segundo a oncologista, os efeitos colaterais são inerentes à área irradiada ou aos órgãos próximos do local. “Quando se irradia grande parte do intestino delgado, por exemplo, pode ocorrer diarreia. Mas é importante lembrar que o procedimento não faz cair o cabelo, como ocorre na quimioterapia. Isso acontece apenas quando se irradia a cabeça”, explica.

Recomendações

Os cuidados durante o tratamento dependem da região do corpo que será tratada. Recomenda-se não expor a área irradiada ao sol, pois a pele fica mais sensível e pode ocasionar manchas.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizJabaquara #radioterapia

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados