Blog da Saúde

Higienização das mãos é essencial no combate a infecções hospitalares

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 15 de maio de 2015

SemanaHigMaos_SL

Hoje é o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares. Uma das principais ações para o controle de infecções é, sem dúvida, a higienização das mãos. Estimativas apontam que as infecções hospitalares atingem aproximadamente 14% dos pacientes internados no Brasil, podendo chegar a 100 mil mortes por ano. Segundo a OMS, apenas a higienização adequada das mãos entre o atendimento de um paciente e outro e antes da realização de qualquer procedimento invasivo seria capaz de reduzir em até 70% os casos de infecção.

Durante o mês de maio, as quatro unidades do Hospital São Luiz aproveitaram a data e promoveram campanhas internas para reforçar a importância da lavagem das mãos. As ações impactaram não só os colaboradores, mas também pacientes e acompanhantes.

A unidade Morumbi usou luz negra reagente que sinalizava a presença de bactérias nas mãos antes e depois de higienizadas. O hospital também reforçou a eficácia do álcool em gel, além de montar um painel de fotografias.

No Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, além dessas ações, houve teatro itinerante sobre o tema.

Os funcionários do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim receberam a visita do sócio de Ignaz Semmelweis, médico pioneiro na disseminação da importância da higienização das mãos, reforçando, em diversos setores, as técnicas da limpeza.

Na unidade Jabaquara, houve o “?ash mob da higiene das mãos”, uma movimentação relâmpago em diversos setores com treinamentos surpresas e apoio de diversos funcionários, divididos em escalas.

O resultado de todas estas ações foi que, de maneira lúdica, houve em todas as unidades uma maior conscientização de que a higiene das mãos é essencial para prevenir as infecções hospitalares. Adquira este hábito você também, seja colaborador ou paciente!

#HospitalSaoLuiz #higiene #maos #infeccoes

Lavagem de mãos

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados