Blog da Saúde

Como funciona e quando é necessária a cirurgia de cálculo renal

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 7 de julho de 2015

calculo renal_istock

O cálculo renal é uma formação, dentro da via urinária (rins, ureteres, bexiga e uretra), de um corpo sólido que é conhecido, popularmente, por pedra nos rins. Essas “pedras” podem ser formadas por diversos motivos diferentes: tipo de alimentação, baixo consumo de água, algum medicamento ou, como é na maioria dos casos, predisposição genética. Muitas vezes a formação do cálculo acontece por causa de uma combinação desses fatores.

Quando esse cálculo está nos rins, geralmente não provoca dor ou sintomas, e com frequência é expelido através da urina. Porém, quando o cálculo é muito grande e migra de um órgão para outro, ele pode provocar entupimento de algum canal da via urinaria. O Dr Camillo Loprete, urologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, explica que esse bloqueio causa acúmulo de urina e, por isso, espasmos. “Esses espasmos são o que chamamos de cólica renal, o motivo para uma das piores dores que se pode sentir, algo próximo à dor do parto”.

Intervenção cirúrgica
O cálculo renal pode ser tratado clinicamente (medicamento, alimentação, etc) ou, em casos críticos, por intervenção cirúrgica. “A necessidade da cirurgia de cálculo renal vem quando existe obstrução grave da via urinaria e infecção associada à obstrução”, diz Loprete. O urologista explica que a maioria das cirurgias de cálculo renal é feita através de uma endoscopia, rígida ou flexível, própria para passar pelo canal do ureter e que utiliza lazer para fragmentar a “pedra”.

“Esse é um procedimento pouco invasivo, que utiliza os próprios canais de entrada do corpo e que resolve a maioria dos casos agudos de cálculo renal”. O Dr Camillo Loprete adverte, porém, que a cirurgia não resolve em definitivo o problema do paciente: “a pessoa que tem cálculo renal tem predisposição para desenvolver esse problema até o resto de sua vida”. Por isso, ele aconselha ao paciente realizar um estudo de litogênicos para determinar a razão da formação do cálculo e que ele tenha um acompanhamento médico periódico.

Be Sociable, Share!

  • Luzia Aparecida Fernandes disse:
    29 de julho de 2015 às 16:21

    FATO : A DOR É TERRÍVEL…JA ESTIVE NESTA SITUACAO!

  • ivani disse:
    30 de julho de 2015 às 9:11

    Por que fazer a analise do caculo renal?
    Como evitar que se forme mais calculos ?
    A Lipotripcia prejudica os rins?

  • crislaine mauricio disse:
    30 de julho de 2015 às 14:25

    A dor é insuportável. ..Já fiz vaaaaaarias cirurgias para retirada de pedras nos canais…..o melhor remédio é hidratar o rim com muita água……

  • Claudionor disse:
    1 de agosto de 2015 às 21:42

    Eu tenho calculo renal e quando fiz utra som deu calculo na bexiga só que eu quero retirar sem operar é possível ? preciso urgente, de fazer alguma coisa, um abraço.

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados