Blog da Saúde

Varizes: Causas, sintomas e prevenção

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 24 de novembro de 2015

Conversamos com Alexandre Fioranelli, cirurgião vascular do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, para saber um pouco mais sobre as causas e sintomas das varizes, e quais atitudes tomar para prevenir e remediar esse problema.

Painful varicose and spider veins on womans legs, who is active and working out, self-helping herself in overcoming the pain. Two active seniors in the background. Vascular disease, varicose veins problems, active life concept.

O que são as varizes?
Varizes consistem na dilatação, tortuosidade e alongamento de vasos sanguíneos venosos, prejudicando o retorno do sangue das extremidades do corpo para o coração, em função da perda da elasticidade e dilatação. Aparecem mais comumente em membros inferiores e é um problema que afeta quase 40% da população brasileira, sendo mais comum entre as mulheres, por causa do estrogênio e progesterona.
O principal fator que determina o surgimento das varizes é a hereditariedade.

Há relação direta entre uma certa idade e uma maior incidência do problema? Se sim, em qual idade ele geralmente aparece?
A incidência do problema varia de pessoa para pessoa e se há ou não predisposição genética. O que podemos dizer é que normalmente as varizes costumam aparecer após a puberdade, quando os homens crescem em estatura e as mulheres recebem uma carga maior de hormônio. Também são comuns na gravidez, em virtude do aumento do útero, o que dificulta o retorno do sangue venoso.

Quais seriam os primeiros indícios do problema?
Em virtude da veia dilatada, sua função fica comprometida, levando a sintomas iniciais como dor, sensação de peso, queimação, cansaço, inchaço ao redor do tornozelo e cãibras. Durante a menstruação e gravidez os sintomas tendem a piorar.

Quais são as principais recomendações para uma prevenção eficiente?
As recomendações para prevenir as varizes são as mesmas, independente da faixa etária. Isso porque o surgimento e intensidade do problema variam de pessoa para pessoa e da carga genética.
Diversos fatores devem ser levados em consideração, para que não surjam as varizes ou que elas não tenham tanto impacto:
= Uma alimentação saudável e balanceada para controle do excesso de peso é importante em qualquer faixa etária.
= Evitar ficar na mesma posição por períodos longos. Procurar andar a cada uma ou duas horas para movimentar os músculos da panturrilha. Realizar exercícios com os pés (como se estivesse apertando e soltando um pedal), mesmo sentado, auxilia na drenagem venosa. Movimente-se , isso auxilia o sangue a circular.
= Realizar exercícios aeróbicos, como natação, caminhada, corrida e bicicleta tem ação preventiva, pois melhora a função da panturrilha.
= Não utilizar roupas excessivamente apertadas como calças jeans, cintos, meias ou botas que pressionem as panturrilhas.
= Mantenha as pernas elevadas por um período de 20 a 30 minutos diariamente
= Sempre que possível, ao deitar-se, mantenha as pernas elevadas.
= Evitar o tabagismo. O cigarro é extremamente prejudicial e, associado com outros hábitos, pode ocasionar as varizes.

Existe recomendações específicas para mulheres?
Para as mulheres com predisposição genética para as varizes, cabe um alerta especial: com o uso do salto alto, o sangue pode ficar represado com mais facilidade nos músculos da panturrilha. Por outro lado, o pé reto também provoca um esforço maior para bombear o retorno venoso. O ideal, portanto, é a utilização de um salto baixo, de dois centímetros, para que esses músculos fiquem em posição confortável.
Além disso, O uso de anticoncepcionais também pode provocar o surgimento das varizes. Por isso, é recomendável consultar um especialista antes de iniciar o tratamento.

– Existe cuidados especiais para mulheres na menopausa?
A reposição hormonal é outro fator que pode estar associado ao surgimento das varizes. Para prevenir o surgimento do problema ou minimizar os sintomas recomenda-se consultar um especialista para maiores orientações antes de iniciar a reposição hormonal.
Com o avanço da idade, o colágeno existente na parede das veias tende a diminuir, facilitando a dilatação das veias, e em consequência o surgimento das varizes.
É indispensável a avaliação e orientação do cirurgião vascular tanto na ação preventiva como para tratamento dessa doença tão comum na sociedade moderna.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados