Blog da Saúde

Incômodos do final da gravidez afetam o sono da gestante

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 16 de dezembro de 2015

Dificuldade para dormir é uma realidade comum na gravidez, principalmente no último trimestre. Ansiedade, calor, acordar várias vezes para ir ao banheiro e sensações de incômodo são alguns dos fatores que tiram o sono das gestantes. Para ajudá-las a dormir melhor, Daniela Maeyama, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, unidade Itaim, explica o que acontece no corpo da mulher durante a gestação e dá algumas dicas para melhorar o bem-estar à noite.

iStock_000003906161_Large

1. Alterações no sono são comuns na gravidez?
Sim. Enquanto no início da gestação a mulher costuma ter mais sono devido às alterações hormonais, como o aumento de progesterona; no final da gravidez, por volta do último trimestre, a mamãe tende a ter mais dificuldade para dormir.

2. Quais fatores afetam a qualidade do sono no final da gestação?
Os fatores que costumam incomodar o sono da gestante são: peso e tamanho da barriga, dificuldade para achar uma posição confortável para dormir, vontade de ir ao banheiro várias vezes durante a noite e sensação de calor em demasia devido à vasodilatação.

3. Por que a gestante vai várias vezes ao banheiro, inclusive à noite?
Na gravidez, enquanto a ingestão de líquido aumenta, a capacidade da bexiga diminui. Isso acontece, pois com o aumento do útero a bexiga é pressionada, fazendo com que a mulher urine mais vezes do que o comum.

4. É possível reduzir o número de idas ao banheiro durante a noite?
Uma dica é consumir mais líquidos durante a manhã e menos à noite. Mas essa alternativa não garante que a gestante vá menos ao banheiro durante a noite.

5. Encontrar uma posição confortável para dormir é um problema para as gestantes. Existe uma posição mais indicada?
A posição mais que adequada é a decúbito lateral esquerdo (deitar do lado esquerdo), pois costuma ser a mais confortável para a circulação fetal e retorno venoso. Mas não existe uma regra, e não há problema escolher outra posição. O importante é que a gestante durma como se sentir mais confortável. Para achar uma posição recomenda-se que a futura mamãe eleve a cabaceira e coloque um suporte entre as pernas e nas laterais para apoiar a barriga.

6. A alimentação também afeta a qualidade do sono da grávida?
Sim, o consumo em grandes quantidades de bebidas com cafeína, como café, chá preto, e alguns refrigerantes, podem afetar a qualidade do sono. A ingestão de alimentos gordurosos e pesados no período da noite também merece atenção. Na gravidez, o sistema digestivo fica mais lento e, com o aumento do útero, o estômago também é pressionado, ocasionando uma sensação de inchaço gástrico.

9. O que pode ser feito nesses casos?
Opte por refeições leves, principalmente à noite, e evite o consumo exagerado e acima do recomendado de bebidas que possuem cafeína em sua composição.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados