Blog da Saúde

Entenda a hérnia de disco

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 23 de fevereiro de 2016

O disco intervertebral é uma cápsula que fica entre as vértebras e tem um involucro rígido com centro gelatinoso. Sua função é servir de amortecedor, como se fosse uma almofada entre os ossos da coluna vertebral que amortece o impacto e o peso que é colocado nessa região do corpo, protegendo ossos e nervos.

O passar do tempo, mau uso ou grande impacto podem produzir rachaduras nessa “cápsula”. Essa abertura faz com que a substância dentro do disco saia, formando uma pelota que empurra o nervo contra o osso. O nervo fica, então, prensado entre o disco e o osso, o que causa terríveis dores.

O Dr. André Luis Lafratta, ortopedista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, explica que esse problema é mais encontrado em pessoas acima de 40 anos. “Existe um desgaste natural do disco por causa da idade, que começa a ficar mais fibroso e sujeito a danos. Por causa disso, pessoas que têm propensão genética, ou que desenvolveram atividades braçais por longos anos, ou que fazem movimentos repetitivos e têm postura corporal errada têm mais chances de desenvolverem a doença”. Porém, Lafratta relata que esse problema também pode ocorrer em pessoas mais jovens, principalmente por causa de traumas. “Um acidente de carro, no futebol ou outra atividade física, como levantamento de peso, podem provocar danos ao disco”.

back hurt

Tanto para jovens quanto para pessoas mais velhas o tratamento é o mesmo: clínico, com repouso e fisioterapia, ou através de uma cirurgia simples. Porém, o paciente terá de tomar cuidados para que a doença não volte.

Cuidados com a hérnia de disco

O Dr. André Lafratta explica que a hérnia é uma doença degenerativa, e o paciente tem que tomar ações para que o problema não volte. “A pessoa tem que continuar com cuidados com a sua coluna igual um diabético tem em relação a sua glicose”. O ortopedista recomenda correção postural, fazer alongamento, praticar atividades que trabalhem a coluna sem impacto (como yoga e Reeducação Postural Global – RPG) e evitar sobrepeso e fazer atividades de impacto sem ter preparo físico adequado. “Outra boa dica é mudar, periodicamente, seu ambiente de trabalho. Só o fato de a pessoa trocar de mesa faz com que ela não fique fazendo o mesmo movimento”.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados