Blog da Saúde

Confira como proceder e o que evitar nas visitas a pacientes internados

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 30 de março de 2016

Visitar paciente internado no hospital pode trazer alento e conforto. Porém, em algumas situações, as visitas podem provocar um efeito oposto, e até piorar a situação de saúde dos pacientes. Esses cuidados são ainda maiores em períodos de surtos de doenças infectocontagiosas que podem ser transmitidas aos pacientes, como gripe (de qualquer tipo, incluindo H1N1), principalmente se o paciente está em estado grave, com imunidade baixa, idoso, com doenças crônicas, internado em UTI, em pós-operatório ou na maternidade.

Por isso, conversamos com a Dra. Regia Damous, infectologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, e preparamos um checklist especial para saber o que fazer antes de visitar algum paciente internado:

Hospital visiting family

– Se você estiver doente, principalmente com gripe, fique em casa
Um paciente está, muitas vezes, com o sistema imunológico debilitado, e contrair um simples resfriado pode prejudicar ainda mais a sua saúde. Por isso, se você tiver algum sintoma, por mais inofensivo e leve que pareça, como espirro, tosse ou diarreia, o melhor a fazer é ficar em casa. Se for um caso em que a visita for necessária, converse com a equipe do hospital para que todas as precauções sejam tomadas.

– Higienize as mãos logo que entrar no hospital
Ao entrar no hospital, durante sua estadia e antes de sair do hospital, lave bem as mãos. Você pode usar o método tradicional, com água e sabonete e também usar álcool gel, disponível nas unidades em diversos pontos, desde as recepções os mesmo dentro dos apartamentos. A higienização das mãos é um dos principais fatores de controle de infecções.

– Não traga comida para o paciente
Muitas vezes, por causa de algum procedimento ou situação especial, o paciente internado está em regime de alimentação especial. Por isso, quando em visita, não leve comida para o paciente.

– Não presenteie com flores
Por mais tradicional que esta ação pareça, presentear com flores não é uma boa ideia. Flores são mais difíceis de serem higienizadas, e a água em vasos, ou terra e sujeira que possuem podem conter vírus e bactérias nocivas para o paciente.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados