Blog da Saúde

Ansiedade pode atrapalhar atletas nas competições

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 4 de agosto de 2016

Treinamento físico e emocional, alimentação e apoio psicológico podem reduzir efeitos no organismo

A competição mais importante para a vida do atleta está chegando. Foram quatro anos de treinamento e preparação que serão colocados à prova para tentar chegar à medalha de ouro. O frio na barriga e a falta de sono que surgem na véspera das competições podem caracterizar a ansiedade. Vale lembrar que ela pode variar de acordo com o individuo e intensidade.

Quando existe um acontecimento específico no mundo exterior, a resposta interna do nosso corpo é imediata. As reações podem estar ligadas diretamente às formas como cada um pensa e organiza os acontecimentos. No caso dos atletas que vão aos Jogos Olímpicos, as sessões de treinamentos, divididas entre as competições que ocorrem a cada quatro anos.

A ansiedade é considerada um sentimento normal, que pode surgir como um aviso para o indivíduo sobre a possibilidade de frustrações das suas necessidades sociais, como ameaça ao seu sucesso ou status social, a separação das pessoas que ama, a impotência de realizar o que deseja e também a possíveis danos a integridade física. Em denominações clínicas, a ansiedade é uma excitação no sistema nervoso central, com repercussões físicas e psicológicas, como o excesso de fluxo habitual do nosso corpo e da nossa mente. Em geral, a ansiedade tem um caráter negativo no senso comum, sempre vista como um mal estar ou insatisfação.

Male athlete on starting position

Contudo, existem situações em que ela passa a ser uma doença. A angustia é caracterizada no momento em que o indivíduo não consegue identificar qual é o objeto causador ou o seu desejo para o surgimento da ansiedade. Para Patrícia Bader, psicóloga do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, as pessoas precisam tentar entender os motivos que podem causar a ansiedade. “O importante identificar as qualidades dessa ansiedade, além de entender se ela fará você continuar em busca de seu objetivo ou o deixará paralisado”, orienta. A ansiedade pode aparecer em vários momentos diferentes do processo, desde o treinamento, quando um atleta tenta melhorar seus números, ou como colocar em prática toda a estratégia.

Para reduzir os efeitos da ansiedade no organismo, devem ser sempre levadas em conta algumas questões importantes que podem influenciar diretamente nos resultados: treinamento físico e emocional, alimentação, cuidados com o corpo e apoio psicológico. Mesmo os mais experientes não estão imunes à ansiedade, uma vez que esse atleta pode estar disputando um último evento da sua vida, por exemplo. A seu favor, vários outros eventos que se acumularam como forma de proteção e referência, contudo este atleta padece de outros problemas, como a dispersão da carreira e o envelhecimento, por exemplo, fatos inerentes à condição de competir em alto nível.

A profissional elencou, ainda, cinco aspectos psicológicos fundamentais para o atleta se manter longe da ansiedade:

Concentração
São quatro anos de treinamento para um acontecimento que pode durar pouco tempo. Qualquer outro elemento importante na vida do atleta que pode afeta-lo deve ser retirado dos pensamentos, para evitar prejuízos à concentração. O risco de desconcentrar e ficar emocionalmente abalado por um acontecimento é alto.

Motivação
Cada atleta busca se motivar de uma maneira diferente. Essa ferramenta pode ser extraída do desempenho do outro, por exemplo, mas em linhas gerais é considerada um item mais subjetivo. Há quem prefira ver o outro ou assistir acontecimentos passados. Nos esportes em grupos, o recomendado é se manter junto ao grupo, pois a união é um dos fatores responsáveis pela motivação.

Foco
O foco tem correlação direta com objetivo final. O ideal é encontrar um ponto especifico e tê-lo como referência de investimento, preocupação e controle, que no caso de um atleta tem a ver com ser vencedor. Durante o processo de treinamento, cada um vai estabelecendo outras metas, como melhorar o tempo, por exemplo. Alinhar formas de treinamento ou melhorar a alimentação. O foco pode ser uma pequena ou uma grande meta.

Apoio da família
A presença de pessoas queridas nos círculos sociais deixa o atleta seguro de quem ele é e o faz se sentir acolhido.

Fé ou espiritualidade
Uma crença leva à sensação de que você está sendo protegido por uma entidade, uma motivação que não pode ser mensurável.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados