Blog da Saúde

Você sente mais fome no inverno?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 6 de junho de 2017

Saiba que há relação entre o frio e a vontade de comer

O inverno já está ai, e com ele vem o frio, a chuva e… a fome! Você já reparou que quando está frio, você sente mais vontade de comer um belo prato de macarrão, uma boa feijoada ou até mesmo um sanduiche enorme? Pois saiba que, sim, há uma grande relação da baixa temperatura com a procura maior pelos alimentos, que muitas vezes são os mais calóricos.

Segundo Nelly Yoneyama, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, o corpo sente uma necessidade de compensar as calorias extras que queimamos no frio, pelo aumento do metabolismo. “Isso acontece porque o nosso organismo despende um esforço maior para manter a temperatura interna, por volta de 36°C”, explica Nelly. Por causa disso, o organismo gasta mais energia, e funções simples do dia a dia utilizam 10% mais “combustível” nesta época quando comparado com o verão.

A nutricionista fala que em nosso organismo há um mecanismo que nos faz comer mais no inverno para produzir calorias, pois o frio acelera a queima de gordura para produzir calor. “No inverno, muitas vezes deixamos de comer saladas, frutas e alimentos mais leves, e preferimos os alimentos mais gordurosos, como feijoada, queijos e pães, que possuem mais calorias”.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário

(*)campos obrigatórios.

Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados