Blog da Saúde

Especialista do Hospital São Luiz indica medidas importantes para evitar o aparecimento das varizes

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 16 de maio de 2018

Mulheres devem ter atenção especial para prevenir o problema

Mais comum entre as mulheres, as varizes afetam quase 40% da população brasileira. Elas são caracterizadas pela dilatação, tortuosidade e alongamento de vasos sanguíneos venosos, prejudicando o retorno do sangue das extremidades do corpo para o coração, devido à perda da elasticidade e dilatação.

O principal fator que determina o surgimento das varizes é a hereditariedade, mas a incidência do problema varia de pessoa para pessoa. “O que podemos dizer é que normalmente as varizes costumam a aparecer após a puberdade, quando os homens crescem em estatura e as mulheres recebem uma carga maior de hormônio”, diz o Dr. Alexandre Fioranelli, cirurgião vascular do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

“Também são comuns na gravidez, em virtude do aumento do útero, o que dificulta o retorno do sangue venoso”, complementa o especialista. Além disso, segundo ele, durante a menstruação os sintomas tendem a piorar. Os primeiros sinais são dor, sensação de peso, queimação, cansaço, inchaço ao redor do tornozelo e cãibras.

Para que as varizes não surjam, diversos fatores preventivos devem ser levados em consideração, em qualquer faixa etária. O cirurgião vascular lista alguns deles:

– Ter uma alimentação saudável e balanceada para controle do excesso de peso;
– Evitar ficar na mesma posição por períodos longos e procurar andar, a cada uma ou duas horas, para movimentar os músculos da panturrilha;
– Realizar exercícios com os pés (como se estivesse apertando e soltando um pedal) para auxiliar na drenagem venosa;
– Fazer exercícios aeróbicos, como natação, caminhada, corrida e bicicleta tem ação preventiva, pois melhoram a função da panturrilha;
– Não utilizar roupas excessivamente apertadas como calças jeans, cintos, meias ou botas que pressionem as panturrilhas;
– Manter as pernas elevadas por um período de 20 a 30 minutos diariamente;
– Evitar o tabagismo, pois o cigarro é extremamente prejudicial e, associado com outros hábitos, pode ocasionar as varizes.

Para as mulheres, o especialista ainda recomenda evitar o uso de salto alto por um período prolongado. Por outro lado, o pé reto também provoca um esforço maior para bombear o retorno venoso. O ideal, portanto, é a utilização de um salto baixo, de dois centímetros, para que os músculos da panturrilha fiquem em posição confortável.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados