Blog da Saúde

Benefícios da pílula anticoncepcional

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 24 de maio de 2012

Considerada um dos contraceptivos mais seguros, a pílula anticoncepcional, além de ajudar a diminuir os sintomas da TPM, também pode ser usada no combate à acne e cistos ovarianos, além de reduzir a incidência de doença benigna de mama.

De acordo com a obstetra Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz, a pílula anticoncepcional tem sido aplicada em muitos tratamentos, além de controlar a ansiedade e o nervosismo.

“Existem estudos e trabalhos científicos que revelam que o uso de pílulas por longos períodos podem diminuir o risco de tumor de ovário, de endométrio e colorretal na mulher”, explica.

Confira outras vantagens proporcionadas pelo uso da pílula:

Controle de cólicas e outros sintomas da TPM

Depressão, irritabilidade, fadiga, alteração do apetite, dores de cabeça e inclusive distúrbios do sono estão na lista de queixas das mulheres que sofrem com a TPM. A pílula anticoncepcional é sempre indicada nesses casos, pois se torna responsável pelo controle hormonal do organismo feminino, além de ser indicada para pacientes com ou sem endometriose, amenizando a dor.

Uso livre de risco de infertilidade

A pílula anticoncepcional pode ser tomada precocemente, desde que o caso seja orientado e acompanhado por um profissional da saúde. Seu uso não confere risco de infertilidade futura e não interrompe o crescimento, como muitas pessoas pensam. As doses de estrogênio, hormônio feminino, nas pílulas atuais são extremamente baixas e por isso não causam danos no desenvolvimento da mulher e nem de uma futura gravidez desejada.

Baixa taxa hormonal

Existem pílulas com taxa hormonal mais baixa, porém o efeito de contracepção é o mesmo, assim como o de diminuição do fluxo menstrual.

Reduz indícios de doenças em geral

O uso da pílula anticoncepcional reduz o crescimento de miomas, doenças cardíacas, risco de gravidez ectópica, queda de cabelo e ameniza os sintomas da menopausa como oscilação de humor, sintomas da endometriose, controle de perda de peso, anemia, aumenta a produção de colágeno na pele e auxilia a densidade óssea.

É importante que seu uso seja sempre acompanhado por um ginecologista, pois, como qualquer medicamento, a pílula pode ter efeitos colaterais indesejados, por isso toda mulher que tiver interesse em conhecer os benefícios da pílula anticoncepcional deve procurar um médico.

PS: Possui alguma dúvida sobre qual é a forma correta de se usar a pílula? Fizemos um post explicando passo a passo como otimizar o uso do anticoncepcional.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados