Blog da Saúde

Tratando infecções generalizadas

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 22 de janeiro de 2013

termômetro

Sabia que os quadros de infecções, como febres, problemas renais e dores de garganta são campeões da procura nos prontos-socorros? Nesses casos, a rapidez no primeiro atendimento e diagnóstico é primordial, principalmente se o quadro evoluir para Sepse (infecção generalizada).

De acordo com o infectologista Orlando Jorge Gomes, o quadro de Sepse compromete o funcionamento de todos os órgãos e da circulação sanguínea, através de uma bactéria presente no corpo. “O quadro é de extrema gravidade e causa alterações na pressão arterial, no sistema pulmonar, no fígado e nos rins, tornando a recuperação quase impossível”.

 Sintomas

O indício de infecção deve ser analisado profundamente, identificando se está associado a outro fator, como febre e tosse ou febre e calafrios.

“Por isso existe a necessidade de contar com um pronto atendimento rápido e de qualidade, como no caso do Smart Track. Quanto mais precoce for identificado o caso e iniciado o tratamento, maiores são as chances de sucesso”, explica o especialista.

O novo sistema, adotado em todas as unidades Rede D’Or São Luiz em São Paulo, tem como meta reduzir o tempo máximo do primeiro atendimento médico para, no máximo, 20 minutos, para pacientes menos graves (que representam 85% dos casos).

O tratamento conta com acompanhamento direto ao paciente, que será direcionado a uma Unidade de Terapia Intensiva, onde serão ministrados antibióticos de maneira intravenosa. Em alguns casos, quando há interrupções no funcionamento dos órgãos, são necessárias sessões de diálise, mecanismos de oxigênio e uso de medicamentos que regulem a pressão arterial.

Ainda de acordo com o infectologista, idosos, crianças pequenas e diabéticos se encaixam no grupo de risco da doença, mas não há motivo para se preocupar. “Nem toda febre associada à tosse leva a um quadro de sepse. O ideal é não esperar o caso piorar e procurar o pronto-socorro sempre que necessário”.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados